Consultoria em gestão para órgãos públicos e privados
Consultoria para órgãos públicos e privados, visando o aprimoramento da gestão, governança e dos serviços de saúde no Brasil e demais países da América Latina e Caribe, com foco na excelência e qualidade.
Na gestão pública, a consultoria tem como objetivo auxiliar governos e entidades do setor público a otimizar seus recursos, melhorar a eficiência dos serviços públicos e atender às demandas da população de forma mais eficaz. Isso pode incluir a análise de políticas públicas, a implementação de programas de modernização administrativa, a melhoria da gestão financeira e a busca por parcerias público-privadas.
Já na gestão privada, a consultoria tem o objetivo de auxiliar empresas a alcançar melhores resultados, aumentar sua competitividade e promover o crescimento sustentável. Nesse sentido, ela pode envolver a análise de processos de produção, a implementação de estratégias de marketing e vendas, a melhoria da gestão de recursos humanos e a busca por novas oportunidades de negócio.
Principais áreas de atuação
Gestão de sistemas de saúde
Nessa área, os consultores auxiliam na melhoria da eficiência e efetividade dos sistemas de saúde, desenvolvendo estratégias para otimizar a utilização dos recursos disponíveis e melhorar a qualidade dos serviços prestados.
Políticas de saúde
Os consultores auxiliam na elaboração e implementação de políticas de saúde, incluindo o desenvolvimento de programas de prevenção e promoção da saúde, bem como a definição de diretrizes e regulamentos para o setor.
Avaliação de programas e serviços de saúde
Nesse campo, os consultores realizam avaliações de programas e serviços de saúde existentes, identificando áreas de melhoria e propondo soluções para otimizar a prestação de cuidados de saúde.
Tecnologia da informação em saúde
Os consultores auxiliam na implementação de sistemas de informação em saúde, incluindo o desenvolvimento de painéis tecnológicos que possibilitam a integração de dados entre diferentes instituições de saúde e a análise de dados para tomada de decisões.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Nessa área, os consultores podem desenvolver programas de educação em saúde para a população, bem como capacitar profissionais de saúde em temas específicos, como gestão de doenças crônicas ou cuidados paliativos.
ÓRGÃOS INTERNACIONAIS EM OUTROS PAÍSES
· Instituições Filantrópicas;
· Ministério da Saúde;
· Serviços de Atenção Primária;
· Clínicas;
· Hospitais.
ÓRGÃOS PÚBLICOS E PRIVADOS NO BRASIL
· Ministério da Saúde;
· Conselhos Nacionais;
· Secretarias de Saúde Estaduais, Municipais e no Distrito Federal;
· Conselhos Estaduais e Municipais de Saúde;
· Hospitais;
· Policlínicas;
· Centros de Especialidades;
· Laboratórios;
· Unidades de Pronto Atendimento (UPASs);
· Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
· Centro de Atenção Psicossocial (CAPSs).
Atuamos nas seguintes atividades
Diagnóstico
Realização de diagnóstico situacional, utilizando metodologias ágeis, para mapear estratégias que visem melhorias para os serviços, com base na avaliação dos indicadores de saúde, captação de recursos e planejamento estratégico, a fim de subsidiar a tomada de decisão dos gestores.
Elaboração de Projetos
Elaboração e gerenciamento de projetos considerando as necessidades locais, aplicando técnicas, habilidades e ferramentas mais utilizadas, de acordo com cada pleito e objetivo.
Convênios e contratos
Cadastramento e acompanhamento de propostas para celebração ou formalização de convênios e contratos de repasse financeiro junto ao Ministério da Saúde e Parlamentares. Acompanhamento de propostas junto ao Fundo Nacional de Saúde.
Tecnologia e Inovação
Desenvolvimento de painéis tecnológicos de monitoramento, visando apoiar na formulação de políticas públicas e ações de saúde, contribuindo com a melhoria da qualidade das informações e tomada de decisão dos profissionais e gestores.
ELABORAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Plano Municipal de Saúde; Programação Anual de Saúde (PAS); Relatório Anual de Gestão (RAG); Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Prestação de Contas Quadrimestral; Procedimentos Operacionais Padrão (POPs); Portfólios; Relatórios Técnicos; Publicações Técnicas; Implementação/elaboração de Boletins Epidemiológicos.
CENTROS DE INTELIGÊNCIA EPIDEMIOLÓGICO
Apoio na construção e implementação dos Centros de Inteligência Epidemiológicos nas Secretarias de Saúde, visando organizar e gerar informações a partir da coleta, análise e sistematização dos dados epidemiológicos para subsidiar a tomada de decisão, a fim de contribuir com a otimização de recursos e a implantação de políticas públicas eficazes.
ONA
Suporte na implementação do selo de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA)
ISO 9001
Suporte na implantação do Sistema de Gestão de Qualidade baseado na Norma ABNT NBR ISO 9001:2015
EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA
Elaboração de Planos de Contingência; Suporte na implantação de Centro de Operações em Emergências (COE); Apoio nas ações de vigilância e resposta às emergências em saúde.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Realização de cursos de qualificação profissionais em diversas áreas, nos formatos presencial, híbrido e 100% EAD; Conferências de Saúde; Palestras; Oficinas e Workshop.
FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE EM PAÍSES COM SISTEMAS UNIVERSAIS DE SAÚDE
CEBAS
Suporte nas etapas para aquisição do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS).
Acompanhamento de Programas e Ações
Atenção Primária à Saúde e Ciclos de Vida
Incremento de custeio dos serviços da Atenção Primária; Habilitação das equipes Multiprofissionais; Novo PAC Saúde; Estratégia Saúde da Família; Brasil Sorridente; Planificação da Atenção Primária; Redes de Atenção à Saúde – RAS; Saúde da Criança; Saúde do Adolescente; Saúde da Mulher; Saúde do Homem; Saúde do Idoso; Agentes Comunitários de Saúde; Programa Mais Médicos e Médicos pelo Brasil.
Atenção Especializada
Programa Mais Acesso a Especialidades, Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas (PNRF); SAMU – processos de aquisição e renovação de frotas; Implementação e custeio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro de Especialidades; Centro de Atenção Psicossocial (CAPSs). Acompanhamento e apoio nas demandas de hospitais e Maternidades (cadastramento e implementação de serviços, auditoria, financeiro e programas específicos de melhoria de acesso, gestão e qualidade).
Vigilância em Saúde
Programa Nacional de Imunizações (PNI); Programa de Qualificação de Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS); Centro de Informações Estratégica de Vigilância em Saúde (CIEVS), Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh).
Saúde Digital
Apoio na estruturação da área de saúde digital nas Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais. Desenvolvimento de projetos na área de saúde com uso de tecnologia de ponta e inteligência artificial. Apoio com demandas relacionadas ao Meu SUS Digital.
AUDITORIA
Apoio nas demandas auditoriais no âmbito do Sistema Nacional de Auditoria do SUS; faturamento em saúde; suporte nas demandas recebidas pelo Ministério Público, Tribunal de Contas, Controladorias e outros órgãos afins; apoio nas ações de avaliação de procedimentos, regulação e TFD.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
Apoio nas demandas relacionadas ao Programa Farmácia Popular e Qualificar-SUS.
GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO
Apoio no acompanhamento e elaboração de propostas do PetSaúde e demais programas de gestão do trabalho para o SUS.
DIREITO SANITÁRIO
acompanhamento e apoio com demandas relacionadas a judicialização da saúde.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Acompanhamento de demandas junto aos órgãos responsáveis; emissão e renovação de licenciamento sanitário.
SISTEMAS DE SAÚDE
Acompanhamento e apoio as demandas relacionadas aos sistemas SCNES, SIOPS, InvestSUS Gestão, E – SUS, SIAB, SISPNI.